O branding é fundamental para a divulgação e a percepção de valor das pequenas empresas. Embora o investimento em branding possa ser financeiramente impactante, especialmente para quem está começando, é importante ressaltar que não se trata apenas de criar uma imagem bonita, mas sim de se comunicar melhor com seu público.
Personificação da Marca para fidelizar clientes
O branding permite que pequenas empresas criem uma identidade única e personificada, com um tom mais humano, pois pessoas se conectam mais facilmente com pessoas. Isso pode criar laços emocionais com os clientes, aumentando a probabilidade de fidelização.
Transmitir mais credibilidade
O branding oferece muitos outros benefícios importantes para as pequenas empresas. Por exemplo, uma marca bem pensada e implementada ajuda a estabelecer a credibilidade e a reputação da empresa, transmitindo profissionalismo aos clientes em potencial.
Muito além do logo
Outro ponto relevante é que o branding não se limita apenas à criação de um logo. Trata-se da identidade visual da sua empresa num espectro mais amplo, que envolve a personalidade da marca, como conversará com os diferentes perfis de público (personas), ressaltar o seu propósito, tom de voz, estratégia de atuação, como alinhar às tendências de design, entre outros aspectos.
Destaque-se da concorrência
Por fim, é comum que pequenas empresas tendem a copiar seus concorrentes, em vez de buscar um caminho original para se destacar. Isso aumenta o risco de serem “só mais uma” e a disputa se basear em miudezas de preço, o que pode não ser rentável dependendo do negócio.
Por isso, é fundamental elaborar um projeto de branding estratégico, para começar desde o início a trilhar o caminho mais próspero.