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Por que Latte? Saiba como foi a criação de naming

Alguns clientes e parceiros me perguntam: por que Latte? Para matar a curiosidade, vou explicar como foi a criação de naming da agência, cujo o processo pode servir de referência para qualquer empresa.

 

QUEM SOMOS?

Antes de começarmos um brainstorm dos possíveis nomes, foi importante refletir sobre quem gostaria de ser. Lá em 2009, minha conclusão foi:

  • Ser uma agência flexível, que pode criar diversos tipos de projetos, de todos os estilos. 
  • Seremos o parceiro do cliente, não só colaborando com design mas também com visão de negócio.
  • Somos jovens, enérgicos, com sede de desafios.

 

MAS COMO ESTÁ O MERCADO?

Agora é a hora de analisar os concorrentes, no nosso caso, as agências de design e publicidade no Brasil, com foco maior em São Paulo. Detectei 3 caminhos de nomes bem evidentes:

  • As super descoladas, sem vínculo direto com o design onde algumas beiram o non-sense;
  • Siglas ou nomes próprios;
  • E os nomes mais genéricos ou óbvios.

 

BRAINSTORM

processo de brainstorm é bem livre e espontâneo. Como trata-se de uma área muito aberta na criação de nomes, os caminhos que surgiram foram: palavras vinculadas diretamente ao design ou trabalho da agência, palavras vinculadas à essência ou personalidade, adjetivos, metáforas, onomatopeias, neologismos…e por ai vai!

 

NAMING, A GRANDE ESCOLHA!

Entre dezenas de opções, escolhi Latte. Latte significa leite em italiano. Também significa café com leite. Explorando seus significados:

  • Leite: alimento nutritivo, básico, neutro.
  • Café: energia, força, personalidade.

Refinando o conceito do nome: somos uma agência multidisciplinar neutra, que junto com “os ingredientes” do cliente (essência, posicionamento, produtos ou serviços, etc.), nos transformamos e geramos qualquer “receita” (projeto): marca, impresso, digital, sinalização, embalagem, do mais descolado ao mais conservador, de qualquer área de atuação no mercado. Uma equipe muito flexível e enérgica!

Outros detalhes técnicos importantes:

  • Ser um nome curto, fácil de falar e escrever;
  • Conseguimos registro de domínio (URL) com facilidade;
  • Não tem nenhuma empresa com mesmo nome ou similar no INPI na mesma categoria de atuação;
  • Não tem nenhuma empresa com mesmo nome e área de atuação na busca geral pelo Google, Bing, etc.

Perfeito! Assim surgiu o nome da agência!

Espero que tenha te inspirado a criar o nome da sua nova empresa ou projeto. Ou quem sabe até rever o nome atual que utiliza. Se precisar de ajuda, pode contar comigo!

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